sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aula pratica - 16/08/2012


E ai pessoal! É bom ver vocês por aqui de novo.

Na aula dessa quinta-feira, entendemos que dentro das ações motoras existem mais dois tipos de subdivisão: Ataque e defesa.
No ataque são envolvidos movimentos onde imobilizamos, retemos, agarramos, desequilibramos ou tocamos o oponente.
Já na defesa, buscamos a resistir, bloquear, nos livrar e esquivar.
Também foi explicado os tipos de locomoção que podemos utilizar em diversas modalidades como rastejar, rolar, 4 ou 6 apoios e de joelhos. 
  
Na teoria parece fácil, né? Vamos para a pratica!


Atividade: Pega-pega (Macro, percussão, media distancia, ataque e defesa) 
Um aluno era escolhido como pegador, atacando (toque) os colegas, esses tentavam defender (esquiva). Aquele que fosse pego ficava parado com as pernas abertas, esperando que um alguém passasse por baixo para ser descolado.




Atividade: Pega-pega Capoeira (Macro, percussão, media distancia, ataque e defesa)
Os objetivos são os mesmos do exercício anterior, mas com a introdução de movimentos de capoeira todos acabavam esquivando e atacando. Quando colados devíamos ficar na famosa posição da “cocorinha”. O que? Você não conhece a posição da cocorinha?

Tudo bem então... Meiry, mostra pra eles como se faz!


 Ok gata, obrigada!

Enfim, quando a pessoa era colada, ficava nessa posição onde protege o rosto com uma das mãos e usa a outra pra manter o equilibrio. Na capoeira, essa é uma posição de defesa. Para ser descolado, outro colega fazia um chute “meia lua”, que segundo uma pesquisa feita recentemente, quando bem executado é o tipo de chute mais forte dentre as lutas. Imagina se esse ataque pega!



A brincadeira se tornou mais dinâmica porque antes somente um aluno atacava e ou outros defendiam, agora para descolar seus colegas também era preciso atacar.


3° atividade: Conquistando Territórios (Macro, domínio, curta distancia)
 A turma foi dividida em duas, as regras eram baseadas na brincadeira pique-bandeira (Onde devemos cruzar o território inimigo, roubar a bola que esta no fundo desse território e retornar para o seu lado sem ser pego.)
Fácil demais para uma turma de educação física, por isso, algumas regras foram colocadas para dificultar a nossa vidinha de universitário:



 


- As bolas só poderiam ser conduzidas, por isso esqueça a idéia de chegar ao outro lado e lançar a bola para um companheiro de equipe.
- Ninguém poderia ficar em pé, fora isso, qualquer meio de locomoção citado anteriormente era valido.
- Assim que passasse para o território inimigo, em vez da tradicional percussão (toque) a brincadeira era de domínio (dispensa explicações).




Nessa pratica, envolvemos vários conteúdos aprendidos na teoria, e estamos nos adaptando cada vez mais ao contato que as lutas nos proporcionam.

*Importante! Sempre que forem praticar esportes de contato como as lutas, lembre-se de tirar correntes, anéis, pulseiras, relógios e presilhas.*






 4° atividade: Disputa por objeto (Micro, domínio, curta distancia)
Divididos em duas linhas, cada aluno recebia um numero. Existiam dois arcos em cada lado da sala e uma bola no meio. Quando a professora gritava um numero ou calculo que resultasse o numero de alguém, os dois correspondentes deviam pegar a bola e levar para seu lado, mas é claro, sem ficar em pé. Veja nas fotos a seguir como foi essa experiencia!
 





Professora explicando como a atividade seria feita





 Algumas vezes foi dificil não ficar em pé.





As mulheres eram preferencialmente colocadas contra outras mulheres. 






E os homens mais fortes contra oponentes do mesmo porte.








5° atividade: Alongamento (Macro)
Indispensavel, o alongamento prepara sua musculatura antes das atividades, melhora seu desempenho e  diminui lesões, também relaxando após a pratica, evitando dores musculares e melhora sua qualidade de vida. Alongamento é saude.



 
Bom galera, por hoje é só! Não esqueça de comentar e divulgar o blog e fazer seus comentarios!
Até semana que vem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário