sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aula pratica - 09/08/2012

E ai pessoal, tudo bem? Nossa primeira aula pratica já deixou claro que quem quer moleza está no lugar errado. Muitas atividades super dinâmicas fizeram 1h30min de aula parecer pouco!
Inicialmente, a professora Keith nos passou uma pequena classificação que vai auxiliar na compreensão e execução de algumas atividades ao longo do período. Entenda como essas atividades são divididas:


Divisão baseada na ação motora:
Domínio: agarrar ou imobilizar o adversário. (ex.: Judô)
Percussão: seu objetivo principal é tocar o oponente. (ex.: Boxe)


Divisão baseada na distância:
Curta: São as lutas de contato direto e constante com o oponente, utilizada nas lutas de domínio.
Média: É usada em lutas de percussão, onde por varias vezes tocamos o adversário, mas temos distancia o bastante para estender ou semi-estender braços e pernas, também tendo espaço para esquivas.
Longa: lutas onde são usados objetos (esgrima, kendo ...)


Divisão baseada no numero de pessoas:
Macro: Atividade em três ou mais pessoas, muito utilizada para socialização do grupo e na iniciação aos esportes de luta. É super indicada no trabalho com crianças.
Micro: Atividade individual ou em dupla.



Depois dessa introdução teórica, partimos pra ação!


1° atividade: Socialização (Macro)
Buscando uma interação da turma, a professora pediu para todos os alunos re reuniram em um grande circulo, o primeiro fazia um gesto de luta, em seguida, o colega a direita repetia o movimento e realizava um novo. 



2° atividade: Aquecimento com jornal (Micro)
Iniciamos uma corrida leve equipados com jornal, em cada comando feito pela professora, o jornal era mantido sobre uma parte do corpo sem parar de correr. Alem de nos preparar para as atividades da aula, esse aquecimento orgânico nos fez perceber o próprio esquema corporal.



3° atividade: Alongamento com jornal (Micro)
Desta vez, o jornal foi utilizado como ferramenta de auxilio no alongamento neuromuscular. 



4° atividade: Percussão (Macro, média distancia)
O jornal utilizado anteriormente no alongamento e aquecimento foi enrolado na mão. Todos ficavam espalhados pela sala e de acordo com os comandos da professora, tentávamos tocar a parte do corpo dos colegas dita com a luvinha de jornal, e é claro, tínhamos que evitar ser tocados.


5° atividade: Percussão em duplas (Micro, média distancia)
A mesma atividade foi realizada, mas agora em duplas. Com a atenção focada em 1 pessoa ao invés de 30, o exercício se torna mais intenso e lembra uma situação mais real de combate.


 
6° atividade: Domínio (Micro, curta distancia)Como uma introdução as lutas de domínio, a luvinha virou uma bolinha, e os oponentes sentavam um de frente para o outro a aproximadamente 50 cm. Assim que a professora dava o sinal, nosso objetivo era pegar a bolinha o mais rápido possível e impedir que o rival a tirasse de você.


                                          Obrigada por demonstrar em mim, profe ♥


7° atividade: Esgrima (Micro, longa distancia)

Pegamos um novo pedaço de jornal e, cada um do seu jeito, dobrou tentando ser mais fiel o possível a uma espada. O objetivo era bem parecido com a luta de percussão, mas nesse exercício devíamos tocar o corpo do coleguinha com a “arma”.



8° Alongamento final (Macro)
Realizamos o ultimo alongamento, para volta a calma, e partimos pra aula de historia e epistemologia da educação física.



Bom gente, por hoje é isso.
Ajude a divulgar nosso trabalho e deixe criticas e sugestões nos comentários! :D
Até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário