Inicialmente,
a professora Keith nos passou uma pequena classificação que vai auxiliar na
compreensão e execução de algumas atividades ao longo do período. Entenda como
essas atividades são divididas:
Divisão baseada na ação
motora:
Domínio:
agarrar ou imobilizar o adversário. (ex.: Judô)
Percussão:
seu objetivo principal é tocar o oponente. (ex.: Boxe)
Divisão baseada na distância:
Curta:
São as lutas de contato direto e constante com o oponente, utilizada nas lutas
de domínio.
Média:
É usada em lutas de percussão, onde por varias vezes tocamos o adversário, mas
temos distancia o bastante para estender ou semi-estender braços e pernas,
também tendo espaço para esquivas.
Longa:
lutas onde são usados objetos (esgrima, kendo ...)
Divisão baseada no numero de pessoas:
Macro:
Atividade em três ou mais pessoas, muito utilizada para socialização do grupo e
na iniciação aos esportes de luta. É super indicada no trabalho com
crianças.
Depois dessa introdução teórica, partimos pra ação!
1° atividade: Socialização (Macro)
Buscando
uma interação da turma, a professora pediu para todos os alunos re reuniram em
um grande circulo, o primeiro fazia um gesto de luta, em seguida, o colega a
direita repetia o movimento e realizava um novo.
2° atividade: Aquecimento com jornal (Micro)
Iniciamos uma corrida leve equipados com jornal, em
cada comando feito pela professora, o jornal era mantido sobre uma parte do
corpo sem parar de correr. Alem de nos preparar para as atividades da aula, esse
aquecimento orgânico nos fez perceber o próprio esquema
corporal.
3° atividade: Alongamento com jornal
(Micro)
4° atividade: Percussão (Macro,
média distancia)
O jornal utilizado anteriormente
no alongamento e aquecimento foi enrolado na mão. Todos ficavam espalhados pela
sala e de acordo com os comandos da professora, tentávamos tocar a parte do
corpo dos colegas dita com a luvinha de jornal, e é claro, tínhamos que evitar
ser tocados.
5° atividade: Percussão em
duplas (Micro, média distancia)
A mesma atividade foi realizada,
mas agora em duplas. Com a atenção focada em 1 pessoa ao invés de 30, o
exercício se torna mais intenso e lembra uma situação mais real de
combate.
Obrigada por demonstrar em mim, profe ♥
7° atividade: Esgrima (Micro,
longa distancia)
Pegamos um novo pedaço de jornal
e, cada um do seu jeito, dobrou tentando ser mais fiel o possível a uma espada.
O objetivo era bem parecido com a luta de percussão, mas nesse exercício
devíamos tocar o corpo do coleguinha com a
“arma”.
8° Alongamento final
(Macro)
Realizamos o ultimo alongamento,
para volta a calma, e partimos pra aula de historia e epistemologia da educação
física.
Bom gente, por hoje é
isso.
Ajude a divulgar nosso trabalho e deixe criticas e
sugestões nos comentários! :D
Até semana que vem!
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