quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física


            A luta está difundida na cultura de todas as partes do mundo desde os primórdios da humanidade, sendo praticada para fins bélicos, formas de educar e disciplinar, em torneios onde a vitoria era a maior gloria da época e como pratica esportiva buscando o lazer e o bem estar com o próprio corpo.
A batalha corporal, que era vital durante as guerras antigas, foi perdendo espaço para as armas de fogo e outras novas tecnologias, tornando-se atualmente, quase obsoleta em confrontos militares.
Hoje em dia as lutas estão nas escolas, nas academias, clubes e no esporte. O mercado pede profissionais qualificados na área, e essa qualificação está diretamente ligada aos conhecimentos disponíveis na formação durante o ensino superior, que tem a responsabilidade de difundi-los aos discentes, e esse material precisa ser direcionado ao ambiente escolar, não escola e ao esporte.
 O ponto principal na critica de autores com relação as disciplinas de combate é o fato de que algumas instituições oferecem apenas uma modalidade para os alunos a fim de ensinar em um curto espaço de tempo os movimentos básicos, sendo bem produtivo ensinar como a luta pode colaborar nas buscas de planos e projetos na educação física.
Também é importante para o jovem vivenciar a luta, tanto nos comportamentos e valores quanto no seu desenvolvimento. Portanto, os universitários de educação física devem compreender a didática de ensinar a importância da luta, suas bases e culturas, e não só como as técnicas básicas são realizadas.
Referencia:
DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate: Possibilidades, Experiências e Abordagens no Currículo da Educação Física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D, 2006.


sábado, 25 de agosto de 2012

Aula pratica - 23/08/2012

E ai pessoal! tudo bem com vocês?
Que bom que voltaram essa semana para conferir mais algumas atividades executadas em sala de aula. Muito bem, lá vai!

1° Atividade: Aquecimento com bexiga (Macro, rapidez e atenção)

 Para aquecer foram distribuídos balões aos alunos, e tínhamos a tarefa de  andar pela sala o conduzindo livremente, até a nova ordem de só poder encostar no balão com a parte do corpo anunciada pela professora.



Posteriormente, o grau de dificuldade do aquecimento foi aumentando, e a tarefa agora era jogar o balao para cima e no tempo de queda realizar rolamentos ou flexões.

2° Atividade: Caranguejo (Micro, media distancia)

Todos ficaravam em posição de caranguejo, sustentando o balao na parte do abdômen. O objetivo era proteger o seu e derrubar os outros ou seus balões. Dessa maneira ludica, praticamos rapidez e atenção, equilibrio, ataque e defesa.


os poucos que sobraram na atividade
3° Atividade: Versões de desequilibrio (Micro, media distancia)

As atividades a seguir tinham como objetivo desequilibrar de varias formas o oponente, assim como na atividade anterior trabalhando a rapidez e atenção, equilibrio, ataque e defesa, mas de uma maneira diferente. Veja como foram as variantes desse exercicio. (clique na imagen para aumenta-la!)


em quatro apoios

sentados com apoio

sentados sem apoio



decubito dorsal (não podia tocar os pés no chão)
4° atividade: Ordem numerica (Micro, força)

Essa é uma otima maneira para treino da força em crianças da iniciação, ja que utiliza grandes grupos musculares e, em especial, o musculo do abdomên. Levando na brincadeira, todas deitam em decubito dorsal, erguem as pernas e com os pés desenham no ar os numeros que o sensei conta. Outra variavel é a contagem em japones, colaborando com a assimilação da mesma, muito utilizado no Judo e outras artes marciais!

一!  二!  三!  四!  五!  六!  七!  八!  九!  十!
( ichi, ni, san, shi, go, roku, shichi, hachi, kyu, juu! )

dorsal, erguem as pernas e com os pés desenham no ar os numeros que o sensei conta. Outra variavel é a contagem em japones, colaborando com a assimilação da mesma, muito utilizado no Judo e outras artes marciais

5º atividade: Dividindo o espaço (Micro, curta distancia, equilibrio e força)

Cada dupla tinha um quadrado do tatame. Os dois colegas deviam ficar com um pé dentro e outro fora do quadrado. O objetivo era tirar os dois pés do oponente do espaço, porem isso só poderia ser feito tendo contato de ombros e das mãos na cintura do colega.





 6° atividade: Cavalinho ( Micro, curta distancia, dominio)
Em duplas, um dos alunos deveria ficar em seis apoios e o outro devia subir nas suas costas. O objetivo do aluno que estava em baixo era derrubar o colega e domina-lo. Já o objetivo de quem estava em cima, era manter-se em equilíbrio, não permitindo que o colega o dominasse.




Bom pessoal, por hoje é só!
Critique, de sugestões e deixe sua opinião nos comentarios!
Sua ajuda com a divulgação do blog também é muito importante para nós!



次回まで!さようなら!


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Aula pratica - 16/08/2012


E ai pessoal! É bom ver vocês por aqui de novo.

Na aula dessa quinta-feira, entendemos que dentro das ações motoras existem mais dois tipos de subdivisão: Ataque e defesa.
No ataque são envolvidos movimentos onde imobilizamos, retemos, agarramos, desequilibramos ou tocamos o oponente.
Já na defesa, buscamos a resistir, bloquear, nos livrar e esquivar.
Também foi explicado os tipos de locomoção que podemos utilizar em diversas modalidades como rastejar, rolar, 4 ou 6 apoios e de joelhos. 
  
Na teoria parece fácil, né? Vamos para a pratica!


Atividade: Pega-pega (Macro, percussão, media distancia, ataque e defesa) 
Um aluno era escolhido como pegador, atacando (toque) os colegas, esses tentavam defender (esquiva). Aquele que fosse pego ficava parado com as pernas abertas, esperando que um alguém passasse por baixo para ser descolado.




Atividade: Pega-pega Capoeira (Macro, percussão, media distancia, ataque e defesa)
Os objetivos são os mesmos do exercício anterior, mas com a introdução de movimentos de capoeira todos acabavam esquivando e atacando. Quando colados devíamos ficar na famosa posição da “cocorinha”. O que? Você não conhece a posição da cocorinha?

Tudo bem então... Meiry, mostra pra eles como se faz!


 Ok gata, obrigada!

Enfim, quando a pessoa era colada, ficava nessa posição onde protege o rosto com uma das mãos e usa a outra pra manter o equilibrio. Na capoeira, essa é uma posição de defesa. Para ser descolado, outro colega fazia um chute “meia lua”, que segundo uma pesquisa feita recentemente, quando bem executado é o tipo de chute mais forte dentre as lutas. Imagina se esse ataque pega!



A brincadeira se tornou mais dinâmica porque antes somente um aluno atacava e ou outros defendiam, agora para descolar seus colegas também era preciso atacar.


3° atividade: Conquistando Territórios (Macro, domínio, curta distancia)
 A turma foi dividida em duas, as regras eram baseadas na brincadeira pique-bandeira (Onde devemos cruzar o território inimigo, roubar a bola que esta no fundo desse território e retornar para o seu lado sem ser pego.)
Fácil demais para uma turma de educação física, por isso, algumas regras foram colocadas para dificultar a nossa vidinha de universitário:



 


- As bolas só poderiam ser conduzidas, por isso esqueça a idéia de chegar ao outro lado e lançar a bola para um companheiro de equipe.
- Ninguém poderia ficar em pé, fora isso, qualquer meio de locomoção citado anteriormente era valido.
- Assim que passasse para o território inimigo, em vez da tradicional percussão (toque) a brincadeira era de domínio (dispensa explicações).




Nessa pratica, envolvemos vários conteúdos aprendidos na teoria, e estamos nos adaptando cada vez mais ao contato que as lutas nos proporcionam.

*Importante! Sempre que forem praticar esportes de contato como as lutas, lembre-se de tirar correntes, anéis, pulseiras, relógios e presilhas.*






 4° atividade: Disputa por objeto (Micro, domínio, curta distancia)
Divididos em duas linhas, cada aluno recebia um numero. Existiam dois arcos em cada lado da sala e uma bola no meio. Quando a professora gritava um numero ou calculo que resultasse o numero de alguém, os dois correspondentes deviam pegar a bola e levar para seu lado, mas é claro, sem ficar em pé. Veja nas fotos a seguir como foi essa experiencia!
 





Professora explicando como a atividade seria feita





 Algumas vezes foi dificil não ficar em pé.





As mulheres eram preferencialmente colocadas contra outras mulheres. 






E os homens mais fortes contra oponentes do mesmo porte.








5° atividade: Alongamento (Macro)
Indispensavel, o alongamento prepara sua musculatura antes das atividades, melhora seu desempenho e  diminui lesões, também relaxando após a pratica, evitando dores musculares e melhora sua qualidade de vida. Alongamento é saude.



 
Bom galera, por hoje é só! Não esqueça de comentar e divulgar o blog e fazer seus comentarios!
Até semana que vem! 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aula pratica - 09/08/2012

E ai pessoal, tudo bem? Nossa primeira aula pratica já deixou claro que quem quer moleza está no lugar errado. Muitas atividades super dinâmicas fizeram 1h30min de aula parecer pouco!
Inicialmente, a professora Keith nos passou uma pequena classificação que vai auxiliar na compreensão e execução de algumas atividades ao longo do período. Entenda como essas atividades são divididas:


Divisão baseada na ação motora:
Domínio: agarrar ou imobilizar o adversário. (ex.: Judô)
Percussão: seu objetivo principal é tocar o oponente. (ex.: Boxe)


Divisão baseada na distância:
Curta: São as lutas de contato direto e constante com o oponente, utilizada nas lutas de domínio.
Média: É usada em lutas de percussão, onde por varias vezes tocamos o adversário, mas temos distancia o bastante para estender ou semi-estender braços e pernas, também tendo espaço para esquivas.
Longa: lutas onde são usados objetos (esgrima, kendo ...)


Divisão baseada no numero de pessoas:
Macro: Atividade em três ou mais pessoas, muito utilizada para socialização do grupo e na iniciação aos esportes de luta. É super indicada no trabalho com crianças.
Micro: Atividade individual ou em dupla.



Depois dessa introdução teórica, partimos pra ação!


1° atividade: Socialização (Macro)
Buscando uma interação da turma, a professora pediu para todos os alunos re reuniram em um grande circulo, o primeiro fazia um gesto de luta, em seguida, o colega a direita repetia o movimento e realizava um novo. 



2° atividade: Aquecimento com jornal (Micro)
Iniciamos uma corrida leve equipados com jornal, em cada comando feito pela professora, o jornal era mantido sobre uma parte do corpo sem parar de correr. Alem de nos preparar para as atividades da aula, esse aquecimento orgânico nos fez perceber o próprio esquema corporal.



3° atividade: Alongamento com jornal (Micro)
Desta vez, o jornal foi utilizado como ferramenta de auxilio no alongamento neuromuscular. 



4° atividade: Percussão (Macro, média distancia)
O jornal utilizado anteriormente no alongamento e aquecimento foi enrolado na mão. Todos ficavam espalhados pela sala e de acordo com os comandos da professora, tentávamos tocar a parte do corpo dos colegas dita com a luvinha de jornal, e é claro, tínhamos que evitar ser tocados.


5° atividade: Percussão em duplas (Micro, média distancia)
A mesma atividade foi realizada, mas agora em duplas. Com a atenção focada em 1 pessoa ao invés de 30, o exercício se torna mais intenso e lembra uma situação mais real de combate.


 
6° atividade: Domínio (Micro, curta distancia)Como uma introdução as lutas de domínio, a luvinha virou uma bolinha, e os oponentes sentavam um de frente para o outro a aproximadamente 50 cm. Assim que a professora dava o sinal, nosso objetivo era pegar a bolinha o mais rápido possível e impedir que o rival a tirasse de você.


                                          Obrigada por demonstrar em mim, profe ♥


7° atividade: Esgrima (Micro, longa distancia)

Pegamos um novo pedaço de jornal e, cada um do seu jeito, dobrou tentando ser mais fiel o possível a uma espada. O objetivo era bem parecido com a luta de percussão, mas nesse exercício devíamos tocar o corpo do coleguinha com a “arma”.



8° Alongamento final (Macro)
Realizamos o ultimo alongamento, para volta a calma, e partimos pra aula de historia e epistemologia da educação física.



Bom gente, por hoje é isso.
Ajude a divulgar nosso trabalho e deixe criticas e sugestões nos comentários! :D
Até semana que vem!